E-MAIL: patu24horas@live.com - (84) 98138-672
WhatsApp: (84) 98138-6727
GRUPO NO WHATSAPP: Clique aqui e entre.

SOBRE O MUNICÍPIO DE PATU/RN


Município de Patu/RN
Bandeira de Patu          Brasão de Patu
BANDEIRA           BRASÃO

Patu é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, localizado na Mesorregião do Oeste Potiguar, 314 km de distância da capital, Natal. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2010 sua população esta estimada em 11.964 habitantes. Possui área territorial de 319 km² e é considerada um dos melhores lugares do mundo para a prática do voo livre de asa delta em particular a categoria Parapente (Paraglider) . A cidade localiza-se numa região serrana construída no sopé da Serra do Lima, uma zona de agricultura e pecuária, que no início da colonização estava ligado ao ciclo dos currais.
O município tem como maior atração turística a Serra do Lima, sede do monumental Santuário do Lima ou de Nossa Senhora dos Impossíveis, um dos locais de maior religiosidade do Nordeste.

Vista panorâmica de Patu a partir da Serra do Lima
Vista panorâmica de Patu a partir da Serra do Lima

História

Santuário do Lima

Os primeiros habitantes da terra foram os índios Cariris, depois os colonos criadores de gado, por volta do Século XVIII e do Século XIX. Houve um povoamento muito lento, os primeiros povoadores vieram de Apodi, entre eles o Padre Francisco Pinto de Araújo, o Coronel Antônio de Lima, Abreu Pereira, e os capitães Leandro Saraiva de Moura e Geraldo Saraiva de Moura. Algumas das primeiras casas do povoado ainda existem.
Geraldo Saraiva de Moura instalou sua casa da fazenda no pé da Serra de Patu. Em 7 de julho de1777, ele foi escolhido para ser o administrador do patrimônio de Nossa Senhora das Dores; nesta data, ele recebeu a primeira escritura de doação do capitão Inácio de Azevedo Falcão, medindo 40x80 braças — iniciava-se assim a formação do referido patrimônio.
Com o passar dos tempos o povoado foi crescendo com o nome de "Patu de Dentro", e em 1852foi aprovada a sua fundação pelo Governador da Província, o Dr. José Joaquim da Cunha, com o nome de "Distrito de Paz de Patu", pela Resolução nº. 250, de 23 de março de 1852, sendo subordinado à cidade da Imperatriz, hojeMartins.
Na metade do Século XIX, o capitão José Severino de Moura, sucessor do fundador, conseguiu a aprovação da fundação do povoado com o presidente da província do Rio Grande do Norte. Depois passou a chefia do município a seu filho José Severino de Moura Júnior e seu sobrinho Raimundo Basílio de Moura, o que durou até o início da República.
O Governador Pedro Velho de Albuquerque Maranhão elevou o povoado à categoria de vila e o Distrito a município, pelo Decreto nº 53, datado de 25 de setembro de 1890. O município de Patu foi desmembrado de Martins.

O povoamento teve início em 1718, com a concessão de uma sesmaria ao padre Francisco Pinto de Araújo, na Serra do Patu. Mais tarde, em 1742, o Capitão Leandro Saraiva de Moura destacava-se como proprietário de Patu de Fora, e, posteriormente, do Sítio Boqueirão no ano de 1755. A primeira residência da localidade foi construída pelo Sr. Raimundo Basílio.

O principal destaque no início da criação de Patu foi o Coronel Antônio de Lima Abreu Perreira, Comandante do Regimento de Ordenanças da Ribeira do Apodi, na Serra do Patu, que no ano de 1758, fez doação de terras para a construção da Capela de Nossa Senhora dos Impossíveis, erguida na majestosa serra que ficou conhecida como a Serra do Lima.

No dia 25 de setembro de 1890, através da Lei nº 53, Patu desmembrou-se de Martins, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Origem do nome "Patu"
Serra de Patu

Segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, "Patu" em língua tupi quer dizer "terra alta", "chapada", "planalto", "chapada sonora", "serra do estrondo".
Patu era um município grande, desde sua fundação em 1890 até 1953, quando começou a ser retalhado em novos municípios. Dele foram desmembrados os seguintes municípios: Almino Afonso, Messias Targino, Olho-d'Água do Borges e Rafael Godeiro. Todos eram distritos de Patu. Com a expansão da criação de novos municípios no estado, esses distritos conseguiram a sua autonomia política, por proposições da Assembleia Legislativa e por força de leis do Governo Estadual.
Ainda hoje, Patu é uma cidade polo, de atração comercial onde os municípios circunvizinhos se abastecem. Após os desmembramentos sofridos, Patu ficou com uma área pequena de apenas 369 km², porém de terras férteis e produtivas.

Zona Urbana

Avenida Lauro Maia em um dia chuvoso

Bairros que compõem a zona urbana são
  • Nova Brasília;
  • Centro;
  • Fomento;
  • Padre José Kruza (Cemitério);
  • Costa e Silva (Quartel);
  • Santa Therezinha;
  • Estação;
  • Cidade do Sol;



A cidade também conta com alguns conjuntos habitacionais:
  • Nova Patu - situado no bairro Santa Therezinha;
  • João Pereira I;
  • João Pereira II;
  • João Pereira III;

Escola Ginásio Comercial de Patu

Patu tem grandes atrações turisticas: Serra de Patu, Santuário do Lima (Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis) e a Rampa de Vôo Livre, dentre outros. Na educação, além da escolas Municipais, estaduais e particulares, tem também um campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado de Patu (CAP), onde funciona os cursos de Matemática, Pedagogia, Ciências Contábeis e no final de 2012, Letras. Dentre as escolas particulares destaca-se o Comercial, aprovando anualmente em média de 60% dos alunos.

Localização
Localização de Patu
Localização de Patu no Rio Grande do Norte

Localização de Patu no Brasil
Página Oficial: www.patu.rn.gov.br

Patu - RN
MAPA DE PATU

Banco do Brasil de Patu

Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Patu

Sede do Poder Executivo de Patu, após reforma realizada na gestão da prefeita Evilásia Gildênia de Oliveira

Vista aérea de Patu, da majestosa Serra e das rodovias que passam pelo Município

CAMPUS AVANÇADO DE PATU - CAJIM (UERN)

Pórtico de entrada do Santuário do Lima, em Patu

Pousada do Santuário do Lima, em Patu

Largo central e Igrejas do Santuário do Lima, em Patu

Imagem noturna de Patu: luzes refletem nas águas do Açude Paulista,
com a cidade ao fundo

Vôo livre de parapente: uma das atrações de Patu no segundo semestre
de cada ano (decolagens da Serra do Lima)

Construção do Santuário do Lima - Foto arquivo do blog

A ESQUERDA EVILÁSIA GILDENIA (PREFEITA 2009-presente)
A DIREITA GORETE DANTAS (vice-PREFEITA 2009-presente)


Origem: Wikipedia, 
Com edições do Patu 24 Horas

Página atualizada em 22 de agosto de 2013
Página inicial

AVISOS:

Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos alguma matéria? Mande E-mail para: patu24horas@live.com ou envie uma mensagem em nossa página no Facebook.
O PATU 24 HORAS NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DE SITES EXTERNOS. PROIBIDO A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO SEM CITAR A FONTE.